TOP LOUVOR 2017

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

BIOGRAFIA - Pr. Jayme de Amorim Campos


Pr. Jayme de Amorim Campos
Ícone da liderança e do trabalho cristão.

Ele não é artista, jornalista ou celebridade. Entretanto, quando o assunto é divulgar o Evangelho, pouca gente tem tanta intimidade com os meios de comunicação quanto o Pr. Jayme de Amorim Campos, um verdadeiro “pastor multimídia”. 

Conhecido pela forma simples e objetiva de explanar as Escrituras na igreja a qual lidera, a sede estadual da Igreja Internacional da Graça de Deus, no centro de São Paulo, ele apresenta a mesma desenvoltura quando está diante das câmeras de TV. Também faz bonito como comunicador na Nossa Rádio de São Paulo e é um dos colunistas mais lidos do portal Ongrace. 

Como cantor – embora rejeite totalmente esse rótulo. “A mídia já foi muito evitada no passado, mas, hoje, chegamos à conclusão de que ela pode ser boa ou má, de acordo com quem a utiliza. Então, por que não tomar esse instrumento tão importante das mãos do diabo e usá-lo a serviço de Deus?”, questiona ele, para quem é justamente por causa disso que o Missionário R. R. Soares e a Igreja Internacional da Graça de Deus investem tanto nos meios de comunicação. “Com eles, podemos pregar o Evangelho, alcançando os não-crentes e edificando os que já servem ao Senhor e que nem sempre podem comparecer ao templo”.

Na sua rotina diária – que começa antes das 6h, quando chega à sede da Igreja da Graça, e só termina depois das 21h –, sempre há lugar para os compromissos no rádio e na TV. É bastante trabalho. Durante a semana, logo que chega, dirige, com o apoio de outros pastores, a primeira reunião do dia. O pastor também aparece na telinha em diversos outros cultos, levados ao ar pela Rede Internacional de Televisão (RIT) e pelo canal IIGD, da Nossa TV. Isso, sem contar as inserções gravadas – aqueles momentos em que aparece divulgando a programação da igreja no dia seguinte – após o Show da Fé, o programa do Missionário R. R. Soares.

Jayme de Amorim também atua como diretor geral dos pastores das igrejas do Brasil, além de viajar para pregar em outros estados e até mesmo no exterior. “Se Deus tem-nos dado essas oportunidades para pregar em todos os lugares, precisamos aproveitá-las. E a glória deve ser dada toda a Ele, pois é quem realmente dá capacidade”, ensina.

A rotina midiática do pastor não se restringe à TV. Das 11h às 12h, ele comanda, ao vivo, o programa Na Mesa com o Senhor, pela Nossa Rádio de São Paulo. Os primeiros 30 minutos são transmitidos para todo o país e os outros 30, apenas para os ouvintes de seu estado. Durante esse tempo, ele toca músicas, responde a dúvidas dos ouvintes, prega rápidas mensagens, divulga endereços e trabalhos das igrejas, ora e recebe muitos testemunhos de pessoas que foram curadas ou receberam grandes bênçãos por meio do programa. Aliás, quando o assunto é rádio, o pastor é mestre. Sua experiência com esse meio de comunicação remonta a 1983, quando ainda nem pastoreava. Naquela época, o jovem Jayme atendia os telefonemas dos ouvintes e transmitia seus recados durante um programa diário que a igreja mantinha na Rádio Metropolitana, no Rio de Janeiro, nas madrugadas. Um ano depois, ganhou seu próprio programa na Rádio Cruzeiro, em Salvador (BA).

Liberto do vício do álcool, da depressão, de espíritos malignos e salvo de um acidente que matou dois amigos, Jayme foi convidado, em 1983, para dar seu testemunho em um programa de televisão da Igreja da Graça. Agradou tanto, que foi convidado por R. R. Soares para continuar. “Além de auxiliá-lo, fiquei como responsável pela divulgação da agenda. Aprendi muito com o Missionário”, conta Jayme, que, desde então, já comandou cultos e programas de estúdio ao lado do fundador da Igreja da Graça. Em 2002, nos primórdios da RIT, chegou a ancorar o programa esportivo RIT nos Esportes.

Além das experiências no rádio e na TV, ele aceitou também o desafio do Missionário R. R. Soares para gravar seu primeiro CD, Crer é a saída, lançado em 2006. A iniciativa deu tão certo que, um ano depois, o pastor lançou o segundo álbum, Minhas canções na voz do Pr. Jayme de Amorim, apenas com composições do Missionário. A canção Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, faixa integrante desse segundo trabalho, é uma das músicas mais cantadas nas igrejas atualmente. Mesmo assim, o pastor insiste em afirmar que não é cantor. “Sou um pregador da Palavra de Deus. Na verdade, a música é um meio que me tem permitido continuar nessa missão”, enfatiza Pr. Jayme, o qual conta que nunca tinha pensado em gravar um disco e que foi o Missionário quem lhe fez essa surpresa. “Certa vez, ele disse para mim: ‘Amorim, escolha as músicas que você mais canta. Vamos gravar um CD’. Até tentei argumentar, mas o Missionário é um homem de visão”.

E não são apenas os discos do pastor que fazem sucesso. Ele é um dos colunistas do portal Ongrace, na Internet, e seus artigos – na verdade, pequenas reflexões – estão entre os mais acessados do site. Esse esforço multimídia, segundo ele, vale a pena, especialmente por causa dos inúmeros casos de curas e transformação de vidas por causa de um louvor, de um texto ou de uma pregação transmitida pelo rádio ou pela TV. Justamente por isso, ele não tem dúvidas de que todo esse investimento em mídia deve continuar sendo prioridade da Igreja de Cristo para alcançar o mundo para o seu Senhor. “Estamos em uma época de mudanças e as novas tecnologias abrirão muitas possibilidades nesse sentido. Por isso, temos de orar e ficar atentos”, aconselha Jayme, para quem, com o advento da Nossa TV – o sistema de TV por assinatura lançado, recentemente, pelo Missionário R. R. Soares, com vários canais e amplo espaço para a pregação da Palavra –, será preciso investir, com urgência, na formação de novos comunicadores: homens e mulheres de Deus que farão da mídia o seu púlpito.

Por José Couto
Revista Graça/Show da Fé



Após cinco anos, o pastor Jayme retornou aos estúdios para gravar mais um álbum, Minhas canções na voz do Pr. Jayme de Amorim Campos vol 3. O disco contou com a produção de Carlinhos GerD e de Michael Sullivan. Ao todo, são 12 faixas e destaque para "Tanque de Betesda", que vem sendo bastante executada nos cultos das IIGDs e da Rede Nossa Rádio.



2 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

MISSÃO

NOSSA MISSÃO - Comunicar em uma linguagem simples e objetiva assuntos edificantes e úteis como Palavra de Deus, Direitos, Música, Estudos e muito mais. NOSSO TRABALHO - Entretenimento - Pesquisas (Top Louvor) - Mensagens e Estudos Bíblicos.